A Camacho Engenharia é uma empresa que concebe e executa projetos de obras públicas.
Iniciou a sua atividade em 1979, em Guimarães, centro nevrálgico da economia do Norte de Portugal, quer por via das grandes zonas industriais, quer por via do património histórico, quer ainda pela proximidade ao litoral turístico e residencial.
Foi dando resposta às necessidades destas três vertentes do quotidiano desta região que a Camacho Engenharia cresceu e se desenvolveu.
Assim, executamos todo o tipo de infraestruturas básicas e rodoviárias, em parques industriais, em zonas comerciais, em zonas urbanas, bem como reabilitamos zonas históricas em cidades referência do património histórico nacional. A rede de infraestruturas portuguesas ao nível da adução e distribuição de água, bem como a drenagem de águas pluviais e escoamento de efluentes domésticos e industriais tem uma parte significativa executada pela Camacho Engenharia. Acresce a nossa especialização na execução de projetos hidroagrícolas, visando servir e participar no desenvolvimento e autonomia alimentar de várias regiões africanas.
A internacionalização ocorre em 2005 para dar resposta à escassez de mercado em Portugal e até na Europa.
Nesse ano, foi-nos atribuído um projeto hidroagrícola nas margens do Rio Senegal, integrado no projeto de autossuficiência em arroz, em vigor naquela república da África do Oeste. Outros projetos se seguiram quer neste contexto quer no contexto das infraestruturas básicas e vias de comunicação.
Em 2009, repetimos a experiência na República do Mali.
A continuidade nestes dois países representa, hoje, uma percentagem superior a 80% da nossa atividade.
2019 é um ano de importância maior no crescimento e desenvolvimento da Camacho. Temos o maior volume de negócios de toda a nossa história, aumentamos substancialmente o nosso imobilizado produtivo, “atacamos” mercados adjacentes, reestruturamos a empresa, bem como entramos num novo mercado – o Níger.
A Camacho opera hoje, em simultâneo, em quatro países: Portugal, Senegal, Mali e Níger. Existem já ligações estratégicas na Guiné-Bissau, onde brevemente também produziremos. Da “casa-mãe”, em Guimarães, às várias “casas” em África, criamos a ideia de Grupo RC Camacho.
O Grupo tem vindo a investir permanentemente em equipamentos próprios para a sua atividade de forma a garantir a máxima autonomia.
A Camacho Engenharia assenta numa estrutura de recursos humanos com uma média de permanência elevada. Há um número significativo de colaboradores que iniciaram e mantêm a sua carreira profissional neste Grupo.
O crescimento impõe a integração de quadros de outras “escolas” que se pretende que venham a acrescentar conhecimento e, em simultâneo, comunguem da estratégia do Grupo, que assenta essencialmente no reconhecimento da qualidade como fator de distinção e, por conseguinte, de mais-valia.
Com a noção de que não há projetos perfeitos e com a ambição de fazermos cada vez melhor, a administração do Grupo RC Camacho orgulha-se da obra realizada.
A Administração.